top of page
Vinicius Oliveira

Resenha Mangá Berserk


Berserk é um mangá escrito e ilustrado por kentaro Miura e é lançado pelas editoras Hakusensha (Original Japão) e Panini Comics (Brasil). O mangá começou a ser lançado em 1989 e ainda continua em publicação.

O mangá nos mostra a história de Gatts, conhecido como espadachim negro, um ex mercenário que carrega um estigma amaldiçoado, fazendo com que seja constantemente atormentado por seres sobrenaturais. Mas isso é basicamente um plano de fundo para a vingança que ele busca por quem o amaldiçoou e o traiu.

Atualmente Berserk é um mangá muito aclamado pela crítica e vem ganhando cada vez mais notoriedade (impulsionado pelos 3 filmes lançados entre 2012 e 2013), algo que soa um pouco estranho, pois é um mangá do gênero seinen (publico alvo para adultos), e geralmente esse tipo de mangá são bons, mas fazem pouco sucesso devido a censura.

Quando comecei a ler Berserk (isso por volta de 2010) eu gostei muito do mangá, mas ainda faltava algo, continuei lendo diversas coisas depois, e 2 anos depois resolvi reler e acabei me surpreendendo de o quanto achei diferente e realmente entendi o porque de ser tão aclamado. Berserk é um mangá muito bom, mas precisa-se de maturidade para acompanhá-lo, se você é daqueles que lê um mangá ou HQ sem se atentar a detalhes é melhor deixar pra lá, pois não conseguirá apreciar realmente o que a obra significa.

Bom, sem mais delongas, vamos a uma análise do mangá.

A história como todos imaginam é realmente muito pesada, com cenas e diálogos muito fortes (aqueles com estômago fraco desistem nas 10 primeiras páginas) passa-se em um universo alternativo fantasioso, muito inspirado na Europa Medieval (em um dos arcos do mangá temos uma batalha contra fanáticos religiosos fortemente baseados na Inquisição).

Como mencionei anteriormente, a história acompanha Gatts em sua vingança, isso aparentemente é muito simples, mas não se engane, pois dentro de Berserk muita coisa que acreditamos é questionada, o conceito de bem e mal, forças maiores que nós, religião e a vida em si, tudo isso apresentado magistralmente por Miura. Outro ponto interessante é ver o mangá nos mostrando o que o ser humano é capaz de fazer (independente do motivo, poder, salvação própria ou simplesmente loucura), chegando a nos deixar mal em diversos momentos. O problema é, apesar de ser muito bem escrito, diversos capítulos são carregados de diálogos longos e fortes, então precisam ser lidos com muita calma e paciência (para os novos leitores não se preocupem, é normal ter que reler capítulos inteiros para melhorar o entendimento).

Outro ponto forte da história são os personagens, o quanto são bem trabalhados, tando em força quando emocionalmente, cada personagem é único e nos fazem amá-los e odiá-los ao mesmo tempo. É muito interessante reparar o desenvolvimento deles e ver o quanto evoluem e o que suas experiências fazem com eles (Miura é um mestre em mostrar isso).

Talvez um dos grandes motivos para todo o sucesso do mangá além de Gatts é o antagonista Griffith, é muito difícil falar dele sem deixar algum spoiler aqui, mas é impressionante o quanto ele consegue nos cativar.

Como não podia deixar passar um dos pontos mais altos do mangá é a arte, sinceramente é impressionante o quanto Miura é detalhista e está sempre melhorando (é uma experiência legal ver os traços do primeiro capítulo e os do ultimo lançado). Miura é extremamente perfeccionista e detalhista com seus traços, tanto que devido isso ele dispensou todos seus assistentes e se encarregou sozinho de todo o processo (para quem não sabe, todo mangaka tem assistentes que auxiliam nos desenhos, principalmente com cenários e fundo). O leitor fica muito satisfeito com a arte de Miura, mas isso acabou custando caro, pois aumentou e muito o tempo de finalização de um único capítulo.

Para quem acompanha Berserk (masoquistas como somos conhecidos) o maior problema é o quanto Miura demora para lançar seus capítulos. Sempre buscando referências na Europa e sem assistentes (além é claro um pouco de preguiça), os capítulos são lançados de forma aleatória, chegando a ficar quase dois anos sem lançamento algum.

Apesar disso, Berserk é realmente uma obra prima e deve ser tratada como tal, eu particularmente recomendo que antes de ler, veja outros mangás do gênero (seinen) e se habitue com esse tipo de leitura mais carregada, pois somente assim você conseguirá desfrutar de tudo que essa obra oferece, desde a história maravilhosa até a arte muito detalhada e meticulosa.

bottom of page