top of page
Vinicius Oliveira

Resenha Mangá One Piece


One Piece é um mangá criado por Eiichiro Oda lançado pela editora Shueisha no Japão e pela Editora Panini no Brasil. Atualmente é o mangá mais vendido da história e detém o recorde de número de vendas para o mesmo volume de um mangá ou HQ.

O mangá conta a história de Monkey D. Luffy, um jovem que tem o sonho de se tornar o Rei dos Piratas, em uma era onde os Piratas são ao Lado da Marinha e do Governo Mundial as grandes forças do mundo.

Bom, mesmo para quem não conhece muito sobre mangá, já viu ou ouviu falar sobre One Piece pelo menos um pouco, isso nos leva a uma pergunta, o que torna One Piece tão especial?

Para responder essa pergunta vamos começar analisando a história em si. O inicio é como na maioria do mangás tipo battle shounen (mangás feitos para um publico masculino jovem) bem devagar, e caso não tenha certa paciência é fácil abandonar a leitura, por isso persevere, pois o ritmo melhora muito.

A história que a principio parece simples, um garoto querendo se tornar o rei dos piratas, mostra-se extremamente complexa, sendo o sonho de Luffy um mero plano de fundo para diversas intrigas e mistérios. Oda consegue nos mostrar que o ritmo da história está perfeito, desenvolvendo muito bem as coisas, sem deixar nenhuma ponta solta. Outro grande ponto positivo do mangá é o quanto ele consegue equilibrar os momentos de calmaria com e os de batalha, com uma dose de humor na medida exata.

Um dos pontos mais fortes de todo o mangá talvez sejam seus personagens, desde os principais aos menos aproveitados, todos são muito bem trabalhados e carismáticos. Em especial podemos colocar os membros do bando do Chapéu de Palha, pois não torna-se um mangá onde o personagem principal faz tudo, cada personagem mostra que é importante e cativam o leitor.

Como nem tudo são flores, temos que falar de alguns pontos negativos também, um deles é a arte, apesar de achar fantástica a criatividade do Oda para imaginar diversos locais completamente diferentes, a qualidade do traço dele não é das melhores, seus personagens em diversos momentos parecem até caricatos, e os cenários (principalmente em batalhas) ficam muito poluídos, ficando difícil identificar qualquer coisa.

Apesar disso, com o tempo você acaba se acostumando com o traço e ele acaba não tirando o brilho do mangá que certamente merece todos os prêmios que ganhou. One Piece é uma leitura que agrada a todos e não enjoa, é realmente leitura obrigatória para quem gosta de uma boa história.

bottom of page